O tempo sem chuvas na parte central do Brasil liga o alerta em algumas regiões produtoras. Segundo Desiree Brandt da Somar Meteorologia, a situação é mais preocupante para áreas do interior em São Paulo Mato Grosso do Sul e Paraná. “As chuvas esperadas para os próximos dias não trazem alívio, pois a umidade do solo está muito baixa nessas localidades”, destaca Desiree.
- Chuva de 130 mm e frio abaixo de 3 ºC: veja alertas da meteorologia
- Avanço da frente fria provoca virada no tempo em São Paulo e Minas Gerais
Para os próximos cinco dias, o volume de chuva previsto para esses três estados citados anteriormente não passa de 5 mm. “Em Nova Andradina (MS) temos a previsão de apenas 43 mm de chuva nos próximos 30 dias”, diz a meteorologista.
Uma área de baixa pressão deve provocar pancadas de chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias. “Esse sistema dará origem a uma frente fria, que deve avançar pelo Sul do Brasil, mas não terá força para provocar uma chuva mais expressiva nas regiões interioranas do centro e Sul do país”, alerta Desiree.
Com esse cenário, as maiores precipitações ficarão restritas ao oeste do Rio Grande do Sul, com volumes podendo chegar a 30 mm nos próximos cinco dias.
As chuvas seguem concentradas nas áreas mais ao norte do Brasil. Enquanto o Centro e o Sul do país seguem quase sem chuva, os volumes chegam até 130 mm no norte do Pará e Amapá. A chuva mais forte também deve acontecer em algumas áreas do Amazonas e Roraima.