A Embrapa Gado de Corte está de curral novo. Batizada de Centro de Manejo de Baixo Estresse, a instalação moderna substitui a estrutura do “Retiro do Rochedo”, construída na época da fundação da unidade. O novo modelo de manejo prioriza o bem-estar animal, e também visa tornar o manejo mais seguro para os trabalhadores rurais.
Com 600 metros quadros, o curral comporta até 200 animais simultaneamente. De acordo com pesquisadores, o formato circular diminui o estresse do gado na hora do manejo. As paredes são fechadas para que os animais não se distraíam e caminhem sem esforço até o tronco de contenção.
A instalação ainda conta com sistemas integrados de produção, nutrição animal e manejo de forrageira; recurso de captação de água; e cobertura com telhado antitérmico.
“Esse é o tipo de investimento que se paga ao longo prazo, primeiro pela redução da mão de obra, devido à menor necessidade de pessoas trabalhando no curral. Há redução também do estresse animal, diminuindo injurias e animais machucados e também evitando a perda de peso devido ao estresse do manejo”, diz o pesquisador Rodrigo da Costa Gomes.
Com um custo total da obra estimado em R$ 400 mil, a maior parte dos recursos (construção do curral anti-estresse e cobertura com telhado antitérmico) veio do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Carne Carbono Neutro (CCN), assinado entre a Marfrig e a Embrapa.
A elaboração do projeto do curral teve início no fim de 2019, e as obras começaram em maio do ano passado. Ele foi construído em concreto protendido, de alta durabilidade.