Tomate tem alta de 37,65% em janeiro, diz FGV

Já o limão e o feijão carioquinha tiveram as quedas mais expressivasAo analisar a movimentação de preços no âmbito dos produtos pesquisados, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que uma as altas de preço mais expressivas no varejo, no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de janeiro, foi a do tomate, que subiu 37,65%. O ônibus urbano (3,89%) e o curso de ensino fundamental (5,96%) também contribuíram para a elevação do índice. Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em limão (-25,22%); feijão carioquinha (-16,33%); e passagem aérea (-8,06%).

No varejo, a inflação junto ao consumidor medida pelo IPC-M acumula alta de 6,18% em 12 meses até janeiro, segundo a FGV. Nesta sexta, dia 28, a fundação anunciou o IGP-M de janeiro – sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a aceleração na taxa do IPC-M, de dezembro para janeiro (de 0,92% para 1,08%) foi influenciada principalmente por taxas de inflação mais intensas em quatro das sete classes de despesa pesquisadas. É o caso de saúde e cuidados pessoais (de 0,48% para 0,53%); educação, leitura e recreação (de 0,42% para 2,75%); transportes (de 0,57% para 1,94%); e despesas diversas (de 0,44% para 0,95%).

Já as três classes restantes apresentaram desaceleração de preços. É o caso de alimentação (de 1,96% para 1,47%); habitação (de 0,43% para 0,22%); e vestuário (de 0,87% para 0,35%).