Uma frente fria que se aproxima da região Sul traz boas notícias para produtores do oeste do Paraná, que estão sofrendo com a estiagem dos últimos meses. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, a expectativa é de que chova cerca de 117 milímetros no próximo mês na cidade de Pérola d’Oeste.
“Não resolve o problema de estiagem, pois teremos chuvas espaçadas, nesta semana, depois no dia 2 de junho e a terceira leva por volta do dia 15 de junho”, disse a meteorologista.
Em outras áreas do Brasil, a situação é ainda mais complicada. “Na divisa entre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, uma área no Triângulo Mineiro e outra entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, temos o registro de mais de 70 dias sem chuva significativa”.
A tendência é de chuva que pode alcançar o interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na casa dos 15 milímetros. Para a próxima semana, também chove com acumulados de 15 a 30 milímetros em Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na virada do mês, volta a chover 30 milímetros do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.