O avanço da frente fria provoca chuvas a partir deste fim de semana no Sul. Os acumulados chegam a 15 mm no Rio Grande do Sul e Paraná e 30 mm em Santa Catarina, enquanto para o Sudeste e Centro-Oeste a previsão é de tempo mais firme. A chuva será observada no leste do Nordeste e extremo Norte do país.
- Veja a previsão do tempo de junho a setembro para regiões com emergência hídrica
- Brasil se divide entre pior seca e maior cheia dos últimos 100 anos
O clima, no entanto, deve ganhar um novo panorama na segunda semana de junho. A partir do dia 8 de junho, o que chama a atenção é o espalhamento da precipitação pelo centro e Sul do Brasil, com a chuva atingindo áreas do sul de Minas, São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul. Mas os maiores acumulados seguem sobre o Sul, com chuvas entre 15 a 30 mm”, diz Celso Oliveira da Somar Meteorologia.
De 13 a 17 de junho, ainda há previsão de chuva no centro e Sul do Brasil, mas a quantidade de água diminui de forma considerável. Apenas no sul do Rio Grande do Sul o volume das precipitações pode ser maior, com chance para 15 mm.
“O que chama a atenção é o aumento do volume de chuva sobre a região Norte e também sobre o Maranhão, com possibilidade de retorno das águas para o sul do estado, embora o retorno as chuvas não tragam tantos benefícios para as lavouras, especialmente as de milho segunda safra”, destaca Oliveira.