Colheitas de café arábica e robusta avançam, mas oferta ainda é baixa

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mesmo com o avanço da colheita do café robusta nos últimos dias o volume disponível no spot nacional não é elevado, pois produtores estão concentrados na entrega dos contratos fechados em meses anteriores.

Os vendedores por sua vez, aguardam novas valorizações, fundamentados na quebra da safra de arábica em 2021/22 e em preocupações com o clima mais seco nas últimas semanas.

Nessa terça-feira, 8, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 479,95 a saca, avanço de 0,7% frente ao dia 31 de maio. Para o arábica, a colheita da safra de 21/22 também ganhou ritmo nos últimos dias, mas um maior volume da variedade deve chegar ao mercado apenas após a segunda quinzena de junho.

No físico, os negócios envolvendo arábica estiveram lentos nos últimos dias, visto que a forte oscilação dos futuros e o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 3, mantiveram a maior parte dos agentes distante do mercado. Nessa terça-feira, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou a R$ 871,72 a saca, baixa de 0,65% frente ao dia 31 de maio.