Etanol: demanda limitada segue pressionando os preços nas usinas

O dia foi de preços estáveis para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado teve preço de R$ 3,43 o litro, assim como o anidro.  

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a maioria das usinas do Centro-Sul e Centro-Oeste tem enfrentado uma pressão de baixa por parte das distribuidoras em função da demanda limitada nas bombas. 

Esta reage aos níveis inexistentes de competitividade por oito semanas consecutivas na média de todos os estados produtores do país. Os dados mais recentes da ANP atualizados ainda no início desta quarta semana de junho mostram que a situação ainda não mudou, mesmo com as quedas do hidratado acumuladas nas recentes semanas. 

Entre a semana retrasada e a passada,em Mato Grosso, a relação de preços entre o hidratado e a gasolina saiu de 72,9% para 71,2%. Em Minas Gerais ela saiu de 75,2% para 75,4% enquanto que em Goiás a relação saiu de 75,7% para 75,6%. Por sua vez, em São Paulo a relação saiu de 77,5% para 78,00% enquanto que no Mato Grosso do Sul ela saiu de 78,9% para 79,2%. Por fim, no Paraná a relação saiu de 80,6% para 80,5%. Isto demonstra que, pela lógica da competitividade, a quarta semana de junho tende a ser mais um período de baixa aos preços do etanol”, disse ele.