Tempo firme dominante em praticamente todo o Brasil. Esta é a condição para os próximos 10 dias em grande parte das áreas produtoras, que devem apresentar tempo estável, sem chuva e nem frio intenso a partir de agora. Neste sábado, 3, a massa de ar polar também perde intensidade no Sul e no Sudeste.
“Mesmo longe de fazer calor, as temperaturas são mais agradáveis e praticamente não há risco de geadas, esta é válida somente para pontos altos da serra catarinense e da Serra da Mantiqueira, de forma mais fraca e pontual”, diz Pryscilla Paiva.
No Nordeste, as ondas de leste levam chuva frequente, a precipitação aumenta entre o litoral norte da Bahia até o Pernambuco. Na região Norte, instabilidades tropicais associadas ao deslocamento para norte da ZCIT durante o verão favorecem pancadas de chuva com temporais, mas passageiras no extremo norte do Amapá e de Roraima; chove fraco entre o oeste do Amazonas e norte do Pará.
Os próximos dias contam com tempo seco, aumento da amplitude térmica já que as tardes ficam mais quentes e queda na umidade relativa do ar pelo menos até meados do mês de julho. Não há previsão de chuva no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná pelo menos até o final da primeira quinzena.
“No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma frente fria leva chuva principalmente para áreas do Rio Grande do Sul a partir do dia 16 de julho, mesmo assim os volumes serão baixos”, aponta Pryscilla Paiva.