Uma nova ferramenta vai permitir o acompanhamento dos compradores de milho sobre os contratos firmados de venda futura. A tecnologia é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Serasa Experian e está disponível apenas para as empresas associadas à entidade.
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“Funciona como uma espécie de score para os produtores. Os contratos firmados com traders, distribuidores e indústrias químicas poderão ser analisados nesta ferramenta, que vai gerar uma nota, mas não de risco de pagamento e sim de risco de cumprimento do contrato”, explica Marcelo Pimenta, diretor do DataLab e responsável pelas ações voltadas ao mercado agrícola na Serasa Experian.
De acordo com Pimenta, com a quebra de safra consolidada pelo mercado para a segunda safra do milho, a ferramenta não irá contabilizar eventos climáticos no acompanhamento dos contratos futuros.
Restrito apenas para empresas parceiras da Abiove, Marcelo Pimenta diz que a tecnologia pode ser fornecida para outros elos do segmento produtivo.
“Estamos avaliando essa possibilidade, mas o principal uso é para quem está na ponta compradora. Além disso, temos toda a questão da lei geral de proteção de dados e regras de compliance que precisam ser seguidas para o uso da ferramenta”, complementa.