A colheita de café da safra brasileira 2021/22 está em 69% até o dia 20 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, a colheita estava em 62%.
Tomando por base a estimativa da consultoria para a produção de café do Brasil em 2021/22, de 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 39,15 milhões de sacas até o dia 20 de julho.
A colheita está um pouco abaixo de igual período do ano passado (71%). Os trabalhos estão também atrasados frente à média dos últimos 5 anos, que é de 73%.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o andamento dos trabalhos ganhou velocidade, por conta do clima mais seco, avançando 7 pontos percentuais somente na última semana. A colheita de arábica chega a 58% da produção, contra 63% em igual época do ano passado e 66% da média histórica para o período. “O perfil é uma safra de baixo volume (quebra), mas sem grandes problemas com a granação e de uma bebida muito boa”, diz.
No conilon, os trabalhos alcançam 87% da produção, ainda abaixo dos 92% de igual período do ano passado. E também bem aquém dos 94% de média para o período.
Por Agência Safras