Economia argentina encolhe 2% pelo segundo mês seguido

A economia da Argentina encolheu 2% em maio na relação com o mês de abril, na medida com ajuste sazonal, acumulando dois meses consecutivos de contrações mensais, segundo a série original da Estimadora Mensal de Atividade Econômica (Emae) do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

Na comparação anual, a atividade econômica expandiu 13,6% em maio, desacelerando do recorde de 28,3% de abril, sendo que em 2020 as restrições vigoravam mais duras devido para a pandemia.

Em relação a maio de 2020, todos os setores que compõem a EMAE registraram acréscimos na comparação interanual, com exceção de agricultura, pecuária, caça e silvicultura, que registrou queda de 4,3% em relação ao ano anterior e decresceu 0,8 ponto percentual em relação ao nível geral.

Por seu turno, indústria da transformação (+ 29,9% em base anual) e comércio por grosso, retalho e reparação (+ 23,3% na mesma base) foram os setores com maior incidência no nível geral: entre os dois explicaram quase metade do aumento anual da EMAE.