O mês de agosto começa com poucas chuvas e a expectativa é de que o cenário das precipitações seja distinto. “Devemos ter chuva abaixo da média no Sul do Brasil e acima da média em algumas áreas em Mato Grosso do Sul, Goiás e Matopiba”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
- Previsão aponta para chuvas acima da média em agosto; entenda
- Após passagem do frio, veja quando volta a chover no Sul e Sudeste
Segundo a meteorologista, o mês de agosto é marcado por pouco volume de chuvas. No entanto, esses baixos volumes são suficientes para superar a média das precipitações, mas sem grandes acumulados.
“Em relação às temperaturas, elas ficam acima da média na metade Norte do país a e abaixo da média na metade Sul. Ainda teremos três ondas de frio durante este mês, mas ela não deve ser tão forte quanto àquela que foi observada em julho”, diz Desirée.
Para os próximos cinco dias, a chuva segue concentrada principalmente no extremo Norte do país e na faixa litoral do Nordeste. Será apenas no dia 8 de agosto que as precipitações retornam ao Sul, com chance de 15 mm para o Rio Grande do Sul. Para o dia 15, a condição para uma chuva mais expressiva aumenta e ela deve atingir, além do Sul, áreas do Sudeste.