A décima temporada do projeto Soja Brasil começa nesta quinta-feira, 5, com um programa especial ao vivo na TV e nas redes sociais a partir das 14h. Logística, armazenagem e desafios da safra 2021/22 são os temas que serão debatidos com a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT ), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Movimento Pró-Logística.
O programa terá ainda entrevista exclusiva com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que fala sobre a oferta de transporte para o escoamento da safra. “Tudo o que está disponível em termos de infraestrutura a gente vai procurar plantar”, afirma o ministro.
Também para falar sobre logística, estará na transmissão o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz. Para abordar armazenagem, participa do debate o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sérgio De Zen, e o gerente de Política Agrícola da Aprosoja-MT, Thiago Rocha. Rocha vai contar como funciona o programa da entidade de incentivo ao investimento no armazenamento de grãos com foco para pequenos e médios produtores. O presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, também estará presente.
A Embrapa, consultora técnica desde o início do projeto, também estará representada para mostrar os avanços e o que ainda se pode mudar para ajudar a aumentar a produção com sustentabilidade. O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Alvadi Balbinot, representa a entidade.
Nesse novo ciclo, o projeto Soja Brasil terá uma cobertura multiplataforma levando muita informação e contribuindo para a tomada de decisão do produtor em todos os períodos da safra. Serão reportagens, entrevistas, posicionamento do produtor por meio da Rede Soja Brasil, lives especiais, expedição por 10 estados e programetes com pílulas de conteúdos sobre pré-plantio e plantio.
E os já tradicionais eventos de Abertura Nacional do Plantio e Colheita da Soja, além do Prêmio Personagem Soja, que homenageia produtores e pesquisadores a partir da votação popular. A Abertura do Plantio já está marcada para 30 de setembro em Campos Novos (SC).