A colheita de milho de sequeiro está praticamente finalizada no oeste da Bahia. Segundo o assessor de agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Luiz Stahlke, resta agora o milho irrigado, que tem colheita prevista para começar no final de agosto. A área total plantada com o grão é de 170 mil hectares, sendo 40 mil hectares de cultivo irrigado.
A safra de sequeiro fechou em torno de 180 sacas por hectare. O número oficial deve ser anunciado em setembro, após reunião de entidades ligadas ao setor na região. Stahlke observa que “geralmente a colheita é lenta, mas essa demanda acelerou os trabalhos”.
O grão irrigado está em fase de enchimento de grãos. O clima não deve ser problema daqui até a colheita. O rendimento também é previsto em torno de 180 sacas por hectare.
Em relação à soja, a oleaginosa está em período de vazio sanitário desde 10 de julho. O plantio irrigado só é permitido a partir de 1o de outubro. “Geralmente as chuvas estabilizam no final de outubro, daí o plantio começa de vez”, explicou.
Por Agência Safras