13º Concurso de Queijo de Minas abre inscrições

Estão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para o 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA), nos escritórios da Emater-MG. O concurso é uma realização do Governo de Minas, por meio da empresa mineira de extensão rural, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Uma novidade no regulamento, deste ano de 2021, será a realização das etapas regional e estadual de julgamento, no mesmo dia e local. A medida está relacionada à pandemia da Covid-19, que impôs restrições na realização dos concursos regionais. A data escolhida é 6 de outubro. A etapa regional vai acontecer entre 9h e 12 horas e a estadual entre 14h e 17 horas, no Senac Tupinambás, localizado na rua do mesmo nome, no centro da capital mineira.

“Com o objetivo de não perder essa valorização do queijo de cada região, da premiação em cada região, vamos fazer essa etapa aqui. Então, a diferença do regulamento desse ano é exatamente essa: a etapa regional vai ser feita antes da estadual, num mesmo dia, aqui em Belo Horizonte,” explicou a coordenadora técnica estadual, Maria Edinice Soares.

Segundo a coordenadora, essa fase do concurso será presencial, pois a degustação não tem como ser virtual. Mas, como no ano passado, a disputa deste ano não terá as presenças de convidados como produtores e lideranças, em função das regras sanitárias de controle da pandemia. “Somente a participação da equipe técnica e do corpo de jurados”, confirmou Maria Edinice. Lembrando que o júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área.

Na etapa regional, serão avaliados, separadamente, os queijos de cada região produtora: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro, Triângulo Mineiro e regiões não caracterizadas; e serão classificados os 5 queijos com maior pontuação de cada grupo, sendo estes os selecionados para a etapa estadual.