O plantio de milho para 2021/22 foi iniciado na regional da Emater/RS de Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul. A área é projetada em torno de 80 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini, a superfície deve ser praticamente a mesma do ano passado.
“No primeiro relatório de intenção de plantio, se esperava um aumento de aproximadamente 2%, o que é muito pouco. Ainda assim precisamos ver se isso se confirma. O milho concorre em área com a soja. Acredito que não devemos ver grande mudança no cenário da região”, disse.
Conforme Bortolini, a semeadura acontece lentamente e deve ficar entre 6% e 9%. “Na semana passada, os trabalhos avançaram nas áreas irrigadas. Aproximadamente 95% do plantio é concluído até 22 de setembro. Nossa expectativa é positiva. Por enquanto, o cenário está bastante tranquilo. As preocupações ficam por conta do clima e de eventuais pragas”, o engenheiro agrônomo lembra que há três semanas o monitoramento não recolhe cigarrinhas nas armadilhas espalhadas pela região.
Por Agência Safras