Tempo

Temporais, ventos e granizo podem marcar o fim de semana no Sul; entenda

Não se descarta também risco de transtornos, como quedas de árvore e destelhamento, em algumas cidades

No sábado, 4, a frente fria se afasta do continente mas deixa um rastro de instabilidade no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, as instabilidades são reforçadas por uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. O sábado é de chuva forte em todo o estado, Santa Catarina e oeste do Paraná. Algumas cidades podem registrar fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Não se descarta também risco de transtornos, como quedas de árvore e destelhamento, em algumas cidades. No Nordeste, a chuva perde mais força na Bahia, já que a instabilidade nos níveis médios da atmosfera perde força. Na região Norte, todos os estados podem ter pancadas de chuva forte de maneira isolada, no Tocantins esta chance é apenas no norte do estado, já que nas demais regiões o tempo fica firme.

Nas outras áreas do Brasil, o tempo fica firme, quente e seco – entre o Paraná e o sul do Piauí, com baixa umidade do ar e temperaturas em elevação.

Os temporais continuam no entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no domingo, 5. A área de baixa pressão sobre o Paraguai segue levando muita instabilidade para o sul do Brasil e a chuva continua no oeste do paraná e, no leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul por conta da umidade que sopra do oceano.

 De domingo a segunda-feira, 6, a frente fria avança sobre o litoral de São Paulo, mas até o momento, os modelos mostram apenas um aumento de nebulosidade no litoral paulista. Enquanto isso, o interior de São Paulo e do Brasil enfrenta outra onda de calor que deve ser bem semelhante a anterior.