BC prorroga prazos do Proagro para produtores do RJ

Foi elevado de três dias úteis para 10 dias corridos o prazo para o banco acionado pelo produtor chamar um perito para examinar o casoO Banco Central publicou nesta terça, dia 1°, carta-circular prorrogando os prazos operacionais do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), uma espécie de seguro rural que é parcialmente bancado pelo Tesouro Nacional, no Estado do Rio de Janeiro. A alteração ocorre em razão da elevada quantidade de comunicações de perdas naquele Estado, em função das chuvas e enchentes que causaram danos aos produtores.

Segundo o Banco Central, foi elevado de três dias úteis para 10 dias corridos o prazo para o banco acionado pelo produtor chamar um perito para examinar o caso. Também subiu de três dias úteis para 10 dias corridos o prazo para o banco avisar o BC de que houve uma comunicação de perda.

Para os peritos, o prazo para que seja feita a visita na área de produção em caso de perda parcial ou em fase de colheita passa de três dias úteis para 10 dias corridos; em caso de perda total ou prejuízo antes da fase de colheita, o prazo sobe de oito para 15 dias corridos. O prazo para entrega do laudo de avaliação também subiu de oito para 15 dias corridos.

A carta-circular também elevou de 15 dias úteis para 60 dias corridos o prazo para que os bancos analisem o pedido de indenização.