Foram inauguradas na última semana as instalações de um viveiro para material propagativo de videira na unidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Santa Tereza do Oeste. A iniciativa faz parte do Programa de Revitalização da Vitinicultura Paranaense (Revitis), do Governo do Estado.
Segundo a pesquisadora do IDR-Paraná Alessandra Detoni, o programa envolve quatro eixos: pesquisa, comercialização, agroindústria e turismo. “Fizemos um diagnóstico em 2019 para entender por que a área cultivada com videiras no Paraná teve decréscimo. E é muito satisfatório para os extensionistas, pesquisadores e técnicos construir um programa para atender às demandas dos produtores”.
No polo de Santa Tereza do Oeste, estão sendo executadas atividades focadas em pesquisa, extensão e fomento, de acordo com a Diretora e Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, Vânia Cirino. “O objetivo é renovar o material propagativo a ser distribuído para os agricultores, buscando maior rentabilidade e qualidade do produto destinado tanto para o consumo quanto para a industrialização”.