Produtores brasileiros de queijo ficaram em segundo lugar no concurso internacional ‘Mondial du Fromage et des Produits Laitiers‘, realizado na França, entre os dias 12 e 14 de setembro.
Com 57 medalhas, o Brasil só perdeu para a anfitriã do evento. Ao todo, 46 países participaram e 331 medalhas foram distribuídas no evento.
Entre os queijos brasileiros, os produzidos em Minas Gerais se destacaram. O estado, sozinho, conquistou 40 medalhas. Além do alto número de premiações, Minas Gerais conquistou quatro medalhas ‘Super Ouro’, que indica um alto padrão de qualidade.
Os vencedores foram: Queijo Minas Artesanal Quilombo na Cachaça – Ivacy Pires Dos Santos (Sabinópolis, região do Serro, Serra da Canastra); Canastra Reserva do Ivair – Ivair José De Oliveira (São Roque de Minas, Serra da Canastra); Queijo Santo Casamenteiro – Laticínios Cruzília (Cruzília, Sul de MG); e Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias – Sergio De Paula Alves (Piumhi).
Queijo mineiro
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, as medalhas conquistadas no Mondial du Fromage revelam a força e o vigor da cozinha mineira. “O cuidado e a excelência de nossos produtos artesanais e reafirmam a razão de Minas ser reconhecida, principalmente, por sua cozinha tradicional”, diz.
De acordo com dados de uma pesquisa produzida pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), a gastronomia é responsável pela atração de 30% dos turistas que visitam o estado.
- Produção de leite deve continuar em queda, aponta MilkPoint Mercado
- Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa
Em Minas Gerais, por exemplo, o queijo produzido há mais de 200 anos na região da Canastra é registrado como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008.
Celebração
Nas redes sociais, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou o resultado do Brasil.
🧀Nosso #agro no mundo. O Brasil é recordista de medalhas no concurso Mundial de queijos, realizado na França. Durante a 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, nossos produtores conquistaram 57 medalhas, quase 20% de toda a premiação. Parabéns a todos! pic.twitter.com/y9Ny7XnEYe
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) September 14, 2021