Produtores de Pelotas (RS) investem na uva para diversificar cultivo

Nos últimos cinco anos, viticultura está sendo estimulada na regiãoComeçou neste fim de semana a colheita da uva no sul do Rio Grande do Sul. Em Pelotas, os produtores apostam no cultivo das parreiras para diversificar da fruticultura no município, que é o maior produtor de pêssego do país ? além de ser uma alternativa de renda para os agricultores.

Os fruticultores de Pelotas já perceberam que é possível produzir uva de qualidade. No interior do município, cerca de 40 famílias de pequenos agricultores estão com os parreirais carregados.

Embora a zona sul não tenha a tradição da Serra nem das grandes áreas cultivadas da Campanha, os produtores esperam por uma safra com o dobro de produtividade em relação ao ano passado.

O fruticultor Ernesto Ribes, que também produz pêssego e ameixa, há dois anos começou a investir nos parreirais. Ele diz que a diversificação de culturas na pequena propriedade de 39 hectares é uma maneira de aumentar a renda familiar. E a uva tem sido um sucesso.

? Ano passado colhemos nove toneladas, e esse ano a expectativa são 15 toneladas ? afirma Ribes.

A viticultura na região está sendo estimulada entre os produtores, nos últimos cinco anos, por meio de pesquisas e parcerias entre a Embrapa, a Emater/RS e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A região sul do Estado apresenta algumas características que beneficiam o cultivo da uva, como o solo e o clima.

De acordo com o agrônomo Jair Nachtigal, por causa dessas características, a vida do produtor é facilitada, diminuindo doenças e a aplicação de agrotóxicos. Ele explica que isso resulta em uma fruta de alta qualidade para o mercado.

A expectativa de bons negócios para esta safra é grande. Uma rede de supermercados e uma fábrica de sucos já garantiram a compra da maior parte da produção dos fruticultores de Pelotas.