Além das vendas domésticas, as exportações também cresceram no ano passado. As 72 empresas associadas ao Organics Brasil, que representam mais de 60% do setor, exportaram cerca de U$ 108 milhões em 2010, valor 30% superior ao gerado em 2009.
Os produtos mais exportados são os do complexo soja (grão, farelo e óleo), açúcar, café, cacau e frutas (abacaxi, mamão e manga). Os principais países consumidores são Holanda, Suécia, Estados Unidos, França, Reino Unido, Bélgica e Canadá.
Para o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, o aumento no número de feiras de produtos orgânicos favoreceu a comercialização.
? Esse crescimento representa a difusão do setor. Cada vez mais pessoas buscam informações sobre produtos orgânicos e, consequentemente, consomem mais esse tipo de alimento ? explica.
Desde 1º de janeiro, a produção orgânica deve seguir novas regras impostas pelo ministério. Agora, o produto comercializado na rede varejista como orgânico deve conter o selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica. Durante alguns meses, os consumidores ainda poderão encontrar produtos sem o selo em função da comercialização de parte dos estoques produzidos em 2010.
Os agricultores que vendem em feiras livres não recebem o selo, mas também devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura.