A 14ª edição do Desafio de Máxima Produtividade de Soja do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) inicia o período de inscrição nesta segunda-feira, dia 25, se estendo até 31 de janeiro de 2022.
A missão da iniciativa é levar os sojicultores do país a produzirem mais com o mesmo espaço de área, utilizando pesquisas, tecnologias e a sustentabilidade como pilares.
Desta forma, ao longo dos anos, o Comitê tem compartilhado com produtores, consultores, institutos de pesquisa, cooperativas e outros atores da cadeia histórias de sucesso, buscando alavancar a média da produção nacional da oleaginosa.
Para tanto, difunde técnicas, tecnologias e uma rede de conhecimentos que possibilitam que experiências sejam compartilhadas.
Categorias do desafio
O desafio é dividido em duas categorias: Irrigada, ou seja, refere-se ao fornecimento controlado de água em algum momento durante o ciclo da cultura, através de um sistema de irrigação; e a categoria Não Irrigada ou Sequeiro, sobre a prática de cultivo na ausência de instalações de irrigação.
A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) por área inscrita, sendo que cada participante poderá inscrever até dez talhões em seu respectivo CPF ou CNPJ.
Considera-se um participante oficialmente inscrito aquele que preencher todas as informações do formulário de inscrição, bem como as informações de manejo solicitadas, e efetivar o pagamento da taxa de inscrição até a data de vencimento do boleto.
Depois de inscrito e fornecidas as informações técnicas necessárias, o participante deverá acionar a auditoria. A auditoria é o processo de verificação dos dados, coleta de novas informações agronômicas e aferição da produtividade, realizada pelos auditores do CESB no momento da colheita.
Compartilhamento de informações
Para concorrer ao desafio é necessário estar disposto a compartilhar com o CESB informações sobre os manejos, técnicas, tecnologias, produtos utilizados e custo de produção do sistema produtivo, bem como o histórico da área que deseja inscrever.
As informações obtidas com o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja serão, a critério do CESB, compartilhadas ao público através de publicações no formato de estudos de casos no site do Comitê, podendo, também, ser divulgadas em simpósios, congressos, reuniões, feiras agrícolas, em materiais de comunicação, entre outros meios de forma gratuita ou beneficente/filantrópica.
Acesse aqui o regulamento completo da 14ª edição do Desafio de Máxima Produtividade de Soja