A prefeitura de Cerro Azul e o Sebrae firmaram convênio para estimular o desenvolvimento da cidade e da região do Vale do Ribeira, no Paraná.
Ao todo, serão 16 ações para potencializar a agricultura e o turismo local de forma integrada, com capacitações, inovações e desenvolvimento sustentável.
A parceria firmada na última sexta-feira (5), terá duração de 19 meses e deve impactar, principalmente, a agricultura, responsável pela maior parte da arrecadação do município, maior produtor nacional da fruta ponkan. Atualmente, são 2.115 produtores rurais cadastrados.
Entre as ações previstas estão a estruturação da Indicação Geográfica (IG) da ponkan, capacitação com foco na qualidade do atendimento para os servidores, rodadas de negócios, planejamento de produção de mudas críticas, planejamento e desenvolvimento de compras públicas, adequação de propriedades para certificação orgânica, sensibilização oportunidades para o turismo, diagnóstico do sistema tributário do Município e elaboração de plano de ação.
“Estamos otimistas com esse trabalho que vai envolver o desenvolvimento de forma integrada, com ações no ambiente de negócios de Cerro Azul e que poderá refletir em todo o território. A prefeitura, a câmara e a comunidade demonstram que têm um projeto que vai impactar o presente e futuro do município”, pondera o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
Cerro Azul é o maior produtor de ponkan do Brasil e, ao lado de quatro municípios do Vale do Ribeira (Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Doutor Ulysses), é responsável por 80% da produção estadual do cítrico. Devido a grandes variações de temperaturas entre os dias e noites, o que favorece a produção e resulta em coloração, sabor e uma doçura única à fruta, a ponkan da região foi identificada, pelo Sebrae/PR, com um produto com potencial para obter o registro de IG.
Ainda serão realizadas pela parceria capacitações e planejamentos com foco na aquisição de produtos da agricultura familiar, além da análise do desenvolvimento de aplicativo para registro e levantamento da produção agropecuária do município. Missões técnicas e a análise de oportunidades turísticas, elaboração de plano de ação com base no sistema tributário municipal e a sensibilização voltada para a emissão de notas fiscais para os produtores rurais também são atividades previstas pela parceria.
“Essas ações foram pensadas de maneira coletiva para que fosse possível identificar os gargalos que Cerro Azul enfrenta. Esse é o caso das compras públicas. Um município pequeno, como o nosso, vemos que o comércio local tem dificuldade de aderir e é necessário que os empreendedores estejam atentos a essa oportunidade. Por isso, vamos qualificar toda a nossa cadeia, para que a cidade possa ser atendida por empreendedores locais”, conta o prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari.