Rio Grande do Sul promove concurso para contratação de fiscal agropecuário

Foi publicado na última sexta (26), no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, edital para realização de concurso com 31 vagas para fiscal estadual agropecuário para a Secretaria da Agricultura. Ao todo, são 16 vagas são para médico veterinário e 15 para engenheiros agrônomos.

Segundo o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), Richard Alves, a notícia é positiva pois há falta de pessoal em praticamente todos as regionais da fiscalização agropecuária. “O concurso irá ajudar a suprir a escassez de servidores. Mas o número de vagas ainda é muito inferior à real necessidade do serviço oficial”, comenta o dirigente.

Atualmente, há pelo menos 70 vagas em aberto devido ao abandono da função por colegas que solicitaram exoneração. Um agravante é que este número não contabiliza os servidores que saíram porque se aposentaram. Além disso, há muitos municípios representativos para a produção agropecuária que historicamente já não tinham engenheiros agrônomos e médicos veterinários. Nestes locais, devido à falta de servidores, as inspetorias de defesa agropecuária foram fechadas. Ou seja, a carência de servidores é ainda maior.

O concurso também terá 32 vagas para analista agropecuário e florestal, sendo 22 para médicos veterinários, oito para engenheiros agrônomos, uma para engenheiro florestal e uma para zootecnista. As provas serão realizadas pela Fundatec.

As inscrições serão no período de 26 de novembro a 27 de dezembro de 2021. A aplicação das provas está prevista para ocorrer no dia 13 de fevereiro de 2022, no turno da tarde. Mais informações sobre o concurso pode ser conferidas no site da Fundatec .