Diversos

Corredor de umidade mantém chuva forte no Nordeste

O sistema, que nesse momento está na costa da Bahia, é responsável pelos volumes com mais de 500 mm em áreas do sul do estado

O destaque da previsão do tempo vem sendo o alto volume de chuvas em áreas do sul da Bahia, que já superou os 500 mm nos últimos três dias. A maior índice de águas na metade Norte é uma das consequências do La Niña.

Além disso, uma área de baixa pressão, denominada de depressão subtropical, se formou na alta da costa e pode virar uma tempestade subtropical. O sistema forma um corredor de umidade, que nesse momento está na costa da Bahia, o que explica os volumes com mais de 500 mm em áreas do sul do estado.

Enquanto isso, ainda não há previsão para chuva volumosa no Sul, especialmente para o Rio Grande do Sul no decorrer dos próximos meses. A meteorologia ressalta que esse também é um dos efeitos do La Niña.

O tempo ainda segue chuvoso na metade Norte do país nos próximos dias. Por outro lado, a expectativa é de tempo firme no Centro e Sul. A partir da metade da próxima semana, as precipitações ficam mais generalizadas, mas ainda sem conseguir alcançar a região Sul com volumes significativos.