Tempo

Onda intensa de calor vai atingir o Brasil nesta semana

Segundo o Inmet, em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a temperatura deve chegar a 42º C na quarta e na quinta-feira

Uma intensa onda de calor e de tempo seco será intensificada no centro-norte da Argentina e o Uruguai entre 10 e 18 de janeiro e deve ocasionar um período de temperaturas bastante elevadas para os países vizinhos, segundo previsões meteorológicas de institutos da América do Sul. Os reflexos também serão sentidos no Rio Grande do Sul e no Paraguai. Nessas regiões, devido à ausência de precipitação causada pelo tempo seco, o ambiente atmosférico será muito favorável para o forte aquecimento atmosférico, persistente por vários dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta segunda-feira (10) que o Rio Grande do Sul deve ter temperaturas mais altas.

Segundo o Inmet, em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a temperatura deve chegar a 42º C na quarta e na quinta-feira (12 e 13). Em Alegrete, no oeste gaúcho, a previsão é que a temperatura passe de 40º C. Pelotas, no sul do estado, pode registrar máxima de 39º C no fim da semana.

Ainda conforme o Inmet, a capital, Porto Alegre, deve registrar temperatura de 38º C na sexta-feira (14). A mesma temperatura é esperada para Santa Maria, município da região central do Rio Grande do Sul.

Paraná

Já o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que essa onda prevista para os próximos dias não será intensa no Paraná, apesar da probabilidade de tempo mais abafado.

O estado continuará a registrar chuvas irregulares, justamente devido ao aquecimento atmosférico e disponibilidade de umidade no ar.

No Paraná, segundo o Simepar, as regiões que serão mais afetadas pelo calor persistente serão os setores que na última semana já registraram temperaturas elevadas, como o Oeste, o Sudoeste, o Norte e o Noroeste. Na metade de janeiro, entre 14 e 18, as regiões Sul, Campos Gerais, Central e Leste (Curitiba e Litoral) também vão registrar temperaturas altas, típicas do verão, mas nada fora da normalidade.

tempo seco, previsão do tempo, sol, veranico, sem chuva, calor, verão SOJA
Foto: Pixabay

“Mesmo que o Paraná não seja impactado diretamente pela forte onda de calor que está em intensificação nos países vizinhos, devem-se manter os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública, como o uso de protetor solar, evitar exercícios físicos no período mais crítico do dia, entre 10 e 16h, além de fazer a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação”, afirma o Simepar, em nota.

Santa Catarina

Assim como o Inmet e o Simepar, em Santa Catarina, a Defesa Civil publicou um alerta sobre a onda de calor intenso que deve chegar ao estado nos próximos dias.

As temperaturas no oeste do estado devem seguir com tarde quentes, com máximas de 40º C até o final da próxima semana. As altas temperaturas não ficarão restritas apenas no oeste catarinense. A previsão é de que toda Santa Catarina tenha máxima acima dos 30º C e algumas cidades do Extremo Oeste, litoral, baixo e médio Vale do Itajaí fique próximo aos 40º C.

Apesar do alerta, uma Defesa Civil fez uma ponderação dizendo que a previsão do tempo pode mudar com o passar dos dias, inclusive com temporais.