Nesta quarta-feira (26), uma nova frente fria se aproxima e potencializa as nuvens carregadas no Sul. O sistema rompe o bloqueio atmosférico que era responsável pela onda de calor que atinge o Centro-Sul do Brasil. Segundo a previsão do tempo, há risco de chuva forte nos três estados, mas principalmente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Ainda existe a chance para temporais, principalmente entre a tarde e à noite. No Paraná, sol, calor e pancadas de chuva à tarde e no litoral do Paraná, chuva fraca e passageira.
Ao longo da quinta-feira, 27, instabilidades deixam o tempo instável, encoberto e chuvoso na Grande Porto Alegre, na região de Erechim, litoral e na serra gaúcha. Nas outras áreas, entre Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná, o sol aparece em rápidas aberturas e a chuva é frequente e volumosa. Como a chuva aumenta no Paraná, podemos ter o embarque da soja mais lento no porto de Paranaguá. Venta com moderada a forte intensidade ao longo do dia. Na Campanha Gaúcha e na região de Uruguaiana, a chuva já perde força. Nestas áreas, a chuva para durante a tarde, mas o céu ainda fica com variação de nuvens.
Mais próximo do fim do mês, o destaque será a configuração de uma nova Zona de Convergência Intertropical que vai canalizar a umidade proveniente da Amazônia e deixar o tempo mais chuvoso entre o Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas continuam em todos os estados do Norte e em boa parte do Nordeste. Por causa do vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o VCAN, tem previsão de chuva forte na faixa sul da Bahia nos próximos dias com volumes de 50 a 70 milímetros.