Milho: plantio da safrinha 2022 deve começar logo em Guaíra (SP)

O plantio da safrinha 2022 de milho em Guaíra, na região Nordeste de São Paulo, está previsto para começar logo, assim que as condições de clima estiverem melhores. Quem informa é o Sindicato Rural do Município.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Renato Massaro Sobrinho, o plantio poderia até ter iniciado, caso a colheita da soja tivesse evoluído. “As chuvas nos últimos dez dias travaram a colheita da oleaginosa e o cultivo da safrinha. A expectativa é de que melhora do clima a partir da próxima semana, permitindo condições ao plantio”, afirma.

Por conta dos bons preços do cereal, a expectativa é de que a área cultivada possa alcançar até 18 mil hectares, a depender das condições climáticas e da oferta de sementes da safrinha. “Produtores vêm relatando dificuldades para a obtenção de sementes no mercado. Algumas variedades estão apresentando problemas de qualidade” disse.

Massaro comenta que não é possível ainda precisar uma perspectiva de rendimento médio para a safrinha de milho, que dependerá do volume de chuvas a ser registrado.

No que tange ao sorgo, ainda não existe uma expectativa da área a ser plantada. “O produtor pensará em sorgo como uma alternativa naquelas áreas de milho que não forem cultivadas até março”, comenta.

Segundo levantamento da Safras & Mercado, o plantio da safrinha de milho ainda não havia iniciado até o dia 28 de janeiro no estado de São Paulo. A área é estimada em 515 mil hectares, contra os 514 mil hectares cultivados em 2021. A média de cultivo para a safrinha nos últimos cinco anos para o período é de 1,8%.

Por Agência Safras