Nova frente fria leva volumes consideráveis de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No entanto, a umidade chega tarde demais nessas regiões para que as lavouras de soja sejam beneficiadas. Apenas plantios mais tardios podem receber certo alívio com a precipitação esperada.
Desta forma, de sábado (5) até quarta-feira (9), aculumados de 50 mm são esperados no Paraná. Há uma tendência de reposição de umidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Assim, em Passo Fundo (RS), por exemplo, são aguardados mais de 70 mm neste fim de semana. Em Chapecó (SC), a chuva pode chegar a 80 mm. A mesma quantidade vale para Toledo (PR).
Já na região Norte, em Rondônia, onde a colheita de soja já começou, são esperados mais de 300 mm até o dia 7 de março no município de Seringueira. No total, serão 30 dias com chuva, o que pode atrapalhar a retirada do grão do solo. A indicação é concentrar os trabalhos em campo na janela de 10 a 15 de fevereiro.
A frente fria que estará no Sul nestes próximos dias irá para o Sudeste. Com isso, áreas de São Paulo que já estão com o solo encharcado receberão ainda mais chuva. Até a próxima quinta-feira, são esperados mais de 110 mm no estado e cerca de 60 mm em Minas Gerais.
Neste mesmo período, no Centro-Oeste, Goiás receberá cerca de 60 mm de chuva, Mato Grosso 40 mm e Mato Grosso do Sul aproximadamente 25 mm.