Milho: plantio da safrinha em Goiatuba (GO) atinge 20% da área

O plantio de milho safrinha atinge em torno de 20% da área estimada de 35 mil hectares em Goiatuba, no sul de Goiás, de acordo com a Emater local.

O engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho ressalta o ritmo de cultivo perdeu força nos últimos dias em razão das chuvas registradas desde o último sábado na região, superando os 150 milímetros. “Os trabalhos vêm avançando, na medida em que a soja é colhida”, afirma.

Apesar das chuvas, o desenvolvimento inicial da safrinha está muito bom, entre as fases de germinação (50%) e crescimento vegetativo, com um potencial de produtividade estimado em 6.000 quilos por hectare.

Em termos de safra verão, os cerca de 1,5 mil hectares cultivados com milho apresentam condições de desenvolvimento, na fase de maturação final. O rendimento médio previsto segue em 9.000 quilos por hectare.

De acordo com levantamento da Safras & Mercado, o plantio da safrinha no estado de Goiás atingia 0,5% da área estimada de 2,404 milhões de hectares até o dia 4, contra 0,1% no mesmo período do ano passado, que teve cultivo de 2,35 milhões de hectares. Já a média de cultivo da safrinha no estado nos últimos cinco anos para o período é de 7,1%.

Por Agência Safras