Os desafios do produtor de soja no Brasil vão desde o plantio até o escoamento do grão. Nessa esfera, os cuidados na armazenagem são fundamentais para evitar perdas durante o processo. De acordo com o instrutor do Senar-Paraná, Pedro Felipe Kastel, unidades onde os produtos são depositados precisam ser adequadas tanto para o pequeno produtor como para uma cooperativa. Por isso, necessitam ser bem planejadas.
“Quando se constroi uma unidade que ficou inadequada é, muitas vezes, difícil de fazer uma adequação, sendo preciso construir praticamente uma nova”, explica. Conforme ele, outra questão é que, pelo fato de, costumeiramente, a soja ficar guardada por bastante tempo, a manutenção do espaço é fundamental.
“Em uma unidade bem planejada e instalada, já existe uma condição melhor para o pessoal do operacional trabalhar, desde que seja uma equipe qualificada, que consiga usar bem os equipamentos porque a partir do momento em que o produto chega na unidade armazenadora, ele precisa ser limpado, retirada as impurezas, matérias estranhas e quanto aos produtos que não são de boa qualidade, é preciso tentar uma condição melhor de armazenagem”, afirma.
Segundo Kastel, outros cuidados imprescindíveis devem ocorrer após o processo de secagem do grão, como a aeração, termometria e o controle de pragas. “Isso para que lá no final, no momento de vender o produto, se consiga ter produto de qualidade com melhor valor agregado”, finaliza.