A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) deu início ao ‘Programa ABPA de Incentivo às Práticas Sustentáveis’, uma iniciativa que tem como objetivo aprofundar e desenvolver a adoção de estratégias de trabalho no setor produtivo sob o prisma ambiental, social e de governança corporativa.
No âmbito do programa, a ABPA lançou nesta semana um guia voltado para a implantação de sistemas de energia fotovoltaica em propriedades rurais. O guia foi produzido em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e traz informações como pontos de atenção, payback e linhas de financiamento.
Em outra frente, a ABPA disponibilizou aos seus associados um guia com levantamento de todas as legislações ambientais que norteiam o trabalho da avicultura e da suinocultura do Brasil.
Produzida em formato eletrônico, a cartilha reúne em suas 53 páginas 24 legislações ambientais, entre instruções normativas, leis e outros, que tratam de tópicos como resíduos pecuários, Cadastro Ambiental Rural (CAR), qualidade do ar, efluentes industriais, qualidade do solo, licenciamento ambiental, entre outros.
O Guia foi apresentado e distribuído juntamente com uma aula orientativa, gravada pela autora do documento, a responsável técnica pela Flos Ambiental, Clarissa Souza.
“Ser sustentável é um propósito maior composto por diversas ações menores. É sob este norte que o programa atuará, fortalecendo iniciativas que buscam promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Além dos Guias de Implantação de Energia Solar e de Legislações Ambientais, o Programa ABPA de Incentivo às Práticas Sustentáveis contará ainda com outros temas que envolvem a produção de materiais orientativos, cursos e outras ações voltadas para uso da água, biodigestores e outros temas.