A votação do Personagem Soja Brasil – Safra 21/22 já está aberta e quem decide o vencedor é você. Nesta edição, concorrem três produtores e três pesquisadores. Os seis possuem ampla vivência na área e acumulam contribuições importantíssimas ao setor. Conheça agora a história de um deles, o agrônomo, produtor rural e presidente do Grupo Atto, Odílio Balbinotti Filho.
“A história da soja na família começou no Paraná, em Barbosa Ferraz, com meu pai em uma pequena propriedade plantando soja. Depois fomos para perto de Campo Mourão, em Boa Esperança e, então, viemos para Mato Grosso plantar uma área maior, em Rondonópolis, onde estamos desde 1980”, conta.
Em 2003 ele assumiu a presidência definitiva do Grupo Atto, que produz mais de 100 mil toneladas de semente de diversas espécies por ano que cobrem mais de dois milhões de hectares de lavouras em todo o país. “Sempre com foco em qualidade, porque sabemos que o começo de uma lavoura é tudo. Todos os insumos são importantes, mas a semente é a base de tudo. Uma lavoura bem instalada tem 100% de potencial. Meu pai sempre dizia: se o agricultor, nosso cliente, não estiver ganhando, nós também não temos condição de ter um bom negócio”, destaca.
Futuras gerações na soja
Balbinotti Filho se diz satisfeito com as futuras gerações do agro. “Enquanto outros países estão tendo muita dificuldade em manter as suas famílias tocando essa atividade tão importante, aqui no Brasil estavamos vendo a juventude apaixonada pelo agro da mesma forma que seus pais e avós foram. Precisamos atrair cada vez mais esses jovens para a agricultura para que ela seja cada vez mais moderna, sustentável e competitiva”, acredita.
Segundo ele, o laboratório do Grupo Atto realiza 80 mil testes por ano e a informatização faz parte deste processo. “Temos telemetria, 4G, ou seja, a conectividade é fundamental porque em cima dela é que fluem os dados, que vão para o agricultor para ele fazer análises mais sofisticadas porque é em cima disso é que se vai construir a nova competittividade da agricultura mundial”, declara.
O indicado ao Personagem Soja Brasil ainda conta que o Grupo Atto possui o primeiro laboratório do Brasil a conquistar a certificação ISO 17025. “Sempre fui muito focado em me desafiar, em fazer melhor cada vez mais, e sempre tem espaço para melhorar na agricultura, na semente, em tudo. É motivo de muito orgulho trabalhar em uma atividade tão importante para o Brasil e para o mundo”, conclui.