Esta semana a equipe do programa Cooperativismo em Notícia vai até a região do planalto norte, no município de Três Barras (SC), para mostrar como foi a quarta edição da Tecnorte. A propriedade é de um associado, mas a tecnologia é toda da Copérdia.
Foi assim que há quatro anos começou, de fato, o desenvolvimento agrícola da região norte do estado. Porque num espaço de dois hectares e meio, a Copérdia conseguiu apresentar uma série de novidades na área de grãos, que é o carro chefe do planalto norte catarinense, além de defensivos, sementes, fertilizantes, máquinas e implementos, nutrição animal, medicamentos e todo o processo de manejo das lavouras.
O agro 4.0, a agricultura de precisão, os processos de inovação, as tecnologias de mercado, a qualificação da mão de obra rural e a permanência do jovem no campo, foram os focos da Tecnorte. Um movimento pensando para atender as necessidades dos associados da Copérdia, porque essa feira foi pensada para atender a demanda do pequeno, do médio e do grande produtor da região.
Este ano o foco da área técnica da Copérdia foi melhorar o padrão de produtividade, a eficiência das fazendas, o aumento de renda do associado e consequentemente a qualidade de vida de cada um que mora no campo. Afinal, as lições aprendidas na feira devem ser multiplicadas como forma de garantir a sustentabilidade das propriedades e o sucesso do produtor rural.