Soja Brasil

Fórum Cotricampo vai discutir alternativas à quebra de safra no RS

Presidente da cooperativa organizadora do evento enfatiza que a ocasião também abordará as necessidades da nutrição animal no estado

O Fórum Soja Brasil Cotricampo acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, em Campo Novo (RS). Os impactos da política e da economia no agronegócio e as alternativas para a alimentação animal, além de oferta e demanda de mercado, entram na pauta do evento.

Segundo o presidente da Cooperativa Cotricampo, Gelson Bridi, a cooperativa tem 54 anos de história e mais de nove mil associados. “A importância da Expo Cotricampo retornar de forma presencial é ímpar para a nossa região e para o estado do Rio Grande do Sul, principalmente em momentos de tanta dificuldade de estiagem e de pandemia”, diz. Para ele, o evento traz uma visão de futuro para que a economia e a agricultura possam ser retomadas no sul do país.

Bridi destaca, também, que o estado gaúcho vem sofrendo com a estiagem nos últimos dois anos, principalmente com a cultura do milho. “Neste ano, o impacto também tem sido muito forte e relevante na cultura da soja, que é a grande geradora de riquezas, de PIB de nosso estado, então o impacto vai ser muito forte. As expectativas são de frustração, mas, ao mesmo tempo, temos de pensar em retomar, em trazer uma visão de futuro com irrigação, com seguro agrícola, com recursos para o nosso produtor”, pondera.

Nutrição animal

O presidente da Cotricampo conta que, assim como vem acontecendo em Santa Catarina, o Rio Grande do Sul está focando na cultura de cereais de inverno para suprir a necessidade da nutrição animal, visto a quebra de safra de milho que acometeu a regiao nas últimas duas safras. “Na Expoagro vamos ter uma visão de construção de um grande plantio de cereais de inverno para repor a nutrição animal com, quem sabe, um custo menor ao produtor”, acrescenta.

Além do fórum, que é uma parceria entre Canal Rural e a Cooperativa Cotricampo, acontecerá a feira Expo Cotricampo, entre os dias 24 e 26. O objetivo da exposição é o de fomentar a entrega de soluções e novas tecnologias para a propriedade do agricultor. A entrada na feira é gratuita.

Veja a programação do Fórum Cotricampo:

Abertura

Gelson Bridi – diretor-presidente da Cotricampo
Pedro dos Santos (Pedrinho) – prefeito de Campo Novo

Painel 1: O impacto da política e economia no agro

Giovani Ferreira – diretor de Conteúdo do Canal Rural 
Miguel Daoud – comentarista de política
Hamilton Jardim – diretor da Farsul 

Painel 2: Mercado, oferta e demanda e alternativas para alimentação animal

Francisco Turra – presidente do Conselho Consultivo da ABPA 
Jorge Lemainski – Embrapa Trigo
Paulo Pires – presidente Fecoagro (RS)
Geomar Mateus Corassa – gerente de pesquisa do grupo CCGL e coordenador da Rede Técnica Cooperativa (RTC)
Luís Fernando Gutierrez – consultor Safras & Mercado

Serviço:

Fórum Cotricampo
Data: 24 de fevereiro, a partir das 14h
Transmissão: TV, site e YouTube do Canal Rural: