A produção de soja na safra 21/22 no estado do Piauí deve chegar a 2.7 milhões de toneladas, com produtividade média de 55 sacas por hectare, aumento de 5% em comparação ao ciclo anterior. A projeção é da consultoria Safras & Mercado.
Entre os municípios piauienses que se destacam está Nova Santa Rosa, no distrito de Uruçuí. localizada a 550 km da capital Teresina. A região está em plena expansão no cultivo da oleaginosa e iniciou esses trabalhos graças aos agricultores de Rio Grande do Sul que se instalaram na área. O produtor rural Tarcísio Balsan foi um dos primeiros.
“Decidimos mudar para cá buscando um futuro melhor, uma área maior, visto que no Rio Grande do Sul eram áreas menores e o preço das terras estava ficando bastante alto. Aqui [Nova Santa Rosa], por ser uma região nova, se tinha acesso a uma área maior e se conseguia aumentar a produção”, conta.
Assim, a soja teve um papel fundamental no crescimento do município. De acordo com a Associação dos Produtores Rurais de Nova Santa Rosa, a cultura é responsável por cerca de 90% da economia local. O desenvolvimento econômico e social trouxe à região comércios e até um centro de tradições gaúchas. Com o crescimento do município, moradores de outras cidades do Piauí se mudaram para lá em busca de crescimento profissional.