Com a chegada do outono no próximo domingo (20), as temperaturas devem cair no Sudeste e a chuva alcança os três estados do Sul. Em algumas áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as precipitações podem ultrapassar os 130 mm até terça-feira (22). Acompanhe:
Sul
Entre esta sexta e a próxima terça-feira (22), chove no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 30 mm nos três estados. Porém, na região oeste do Rio Grande do Sul a tendência é de menor volume, com apenas 5 mm neste período.
Sudeste
Vem mudança de temperatura nos próximos dias para o Sudeste do país. O outono inicia no domingo (20), mas as temperaturas começam a cair a partir de sábado (19). As máximas devem atingir 25ºC nos estados da região, conflitando com os 32°C dos últimos dias. São esperados até 30 mm de chuva até a próxima terça-feira (22) no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, os mesmos 30 mm devem atingir quase todo o estado, com exceção da faixa leste, onde os acumulados chegam a 70 mm.
Centro-Oeste
A chuva se espalha pela parte central do Brasil. Norte e médio-norte de Mato Grosso podem receber mais de 130 mm de chuva até a próxima terça-feira. No sul do estado, as precipitações dificilmente ultrapassam os 30 mm. O mesmo ocorre em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A influência da zona de convergência intertropical deixa o tempo muito instável, principalmente na faixa norte da região, englobando Maranhão, Tocantins e sul do Piauí. Já no interior da Bahia, o clima permanece seco nos próximos dias. Até a próxima terça-feira (22), chove até 130 mm no norte do Piauí e leste do Maranhão, assim como na costa do Rio Grande do Norte.
Norte
O excesso de calor e de umidade traz grandes instabilidades à região Norte do Brasil. Portanto, a chuva deve ser forte nos próximos dias no Arco Norte, o que atrapalha o escoamento da soja. No sul do Pará, a previsão é de cerca de 130 mm até a próxima terça-feira. Nos demais estados, volume varia entre 30 mm e 70 mm.