Previsão para sexta-feira, 1 de abril
Sul
A sexta-feira será um dos dias mais frios do ano até o momento em toda a região Sul. A massa de ar seco de origem polar continua influenciando no tempo em todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde não há mais chances de chuva.
- Abril começa com temperaturas negativas e geadas
- Centro-Sul do Brasil pode ter 4 ondas de frio em 40 dias
Na Serra gaúcha e catarinense, há risco para formação de geadas, em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, há condições para neblina e nevoeiro pela manhã.
A chuva continua no litoral norte de Santa Catarina e na metade leste do Paraná. No litoral, o dia ainda será de sol com muitas nuvens, por conta da entrada de umidade, mas não há expectativa de precipitação. Durante a tarde a temperatura também fica baixa em toda a região.
Sudeste
Há previsão de muita chuva nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com risco para temporais no decorrer do dia, com altos volumes no sul de Minas Gerias, litoral norte de São Paulo e em todo o estado do Rio de Janeiro (incluindo Petrópolis) e norte paulista.
Tempo firme no extremo norte mineiro, porém no Espírito Santo, há possibilidade de chuva forte no sul do estado, devido à aproximação do sistema frontal.
As temperaturas máximas despencam, ocasionado frio em São Paulo e sul de Minas Gerais.
Centro-Oeste
O tempo nublado ganha força, abrangendo todo o estado de Goiás e Distrito Federal, há possibilidade da chuva vir mais forte no fim da tarde na região de Rio Verde.
Na região de Sinop, no Mato Grosso, a chuva fica intensa no fim da tarde. Com a presença de ventos frios do quadrante sul, a temperatura fica baixa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, principalmente no oeste e sul destes estados.
Pode garoar na região de Cuiabá pela manhã, mas depois o tempo abre e mesmo com sol, as máximas não sobem tanto, caracterizando um episódio de friagem na região.
Nordeste
Grande parte da costa nordestina segue instável e com o céu nublado em grande parte do dia, chuva volumosa e tempestades, devido a ZCIT (Zona de convergência intertropical).
Do oeste do Pernambuco até o centro-sul da Bahia segue com tempo firme, quente e seco. A chuva no litoral baiano acontece de maneira isolada, sem grande intensidade.
Norte
Boa parte da região segue com alertas de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento de até 35 km/h.
No leste do Acre e sul de Rondônia a entrada de uma massa de ar fria e seca começa a diminuir a temperatura no início da manhã e deixa ambas regiões sem possibilidade de chuva, porém com temperaturas baixas, podendo ser a tarde mais fria do ano nas capitais destes estados.
Grande parte do estado de Roraima continua com o tempo aberto e quente.