Tempo

Frio relâmpago no Sul aumenta risco para geada em algumas áreas

Segundo a previsão do tempo, a geada pode afetar lavouras de milho segunda safra e de feijão do Paraná

A frente fria avança, mas ainda deixa um rastro de instabilidade, entre a capital paulista e o litoral, variação de nuvens e pancadas de chuva, na maior parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento. O sistema atmosférico avança mais ainda e chega na costa do estado da Bahia, onde há condições de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com previsão de acumulados significativos, especialmente no sul e no leste do estado. Em algumas áreas, como a maior parte do estado de São Paulo, Santa Catarina, parte do Paraná e em Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme, com presença de sol e sem condições para chuva.

Ainda segundo a previsão do tempo, um frio relâmpago deve atingir o Sul do país, onde há chance para formação de geada nos pontos mais altos da região, devido a atuação de uma massa de ar frio e seco, que além de deixar o tempo estável nessas áreas, também causa queda nas temperaturas. A geada pode afetar lavouras de milho segunda safra e de feijão do Paraná. Já a partir deste domingo, as temperaturas devem subir no Sul.

No sábado (16), a frente fria segue influenciando as condições de tempo na Bahia, com variação de nuvens e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. A chuva beneficia lavouras que estavam sem ver chuva significativa há 50 dias. As áreas de chuva se estendem pelo Nordeste.

Na região Norte, apenas parte do Acre e sul de Rondônia ficam com tempo firme com risco de friagem. Nas demais áreas o cenário segue o mesmo, com pancadas de chuva. Para o Sul, o sábado será de sol, que aparece em todas as áreas e há condições para geada na serra catarinense e sul do Paraná. Em São Paulo, o sol aparece com poucas nuvens e apenas no litoral há chance para pancadas de chuva.

No domingo (17), tempo firme na maior parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, com chance de chuvas isoladas e passageiras entre o litoral sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no litoral do Paraná e São Paulo e em quase todo litoral carioca. Nas regiões Norte e Nordeste do país, persiste a condição de pancadas de chuva em praticamente todas as áreas.