A terça-feira (25) será marcada por chuvas nas áreas de costa do Nordeste e na região Norte. A meteorologia ainda chama a atenção para o alerta de temporais no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, devido à formação de uma nova frente fria.
- Estiagem: sem chuva há 30 dias, Aprosoja-MT estima perdas na safrinha
- La Niña ganha força e fenômeno pode durar até 2023
Essa chuva no território gaúcho deve vir acompanhada de fortes rajadas de vento e pode afetar produtores de arroz. Por sua vez, Santa Catarina e Paraná devem receber chuvas, mas em menores volumes.
Enquanto isso, o alerta para tempestades no Rio Grande do Sul aumenta e os acumulados podem passar de 150 mm nos próximos cinco dias.
Além da chuva forte, a região Sul deve enfrentar uma onda de frio nas próximas semanas. Na primeira quinzena de maio há risco de geada em áreas gaúchas. O frio então se espalha e chega em localidades do Sudeste e Centro-Oeste.
No Brasil central a situação é diferente. A previsão da meteorologia é de tempo seco, que acaba reduzindo o volume de água disponível no solo. Isso, portanto, prejudica o desenvolvimento da segunda safra de milho em algumas áreas.