Reconhecida entre as 100 maiores do planeta, cientista participa de live do Agronomia Sustentável

Tema debatido será "Bioeconomia: uma revolução de inovações"

Para garantir a segurança alimentar do planeta, o uso de recursos genéticos é essencial. Nesta realidade, encaixa-se o conceito de bioeconomia, ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis, como novas variedades de vegetais, por exemplo.

Como forma de trazer luz a um tema tão importante, o programa Agronomia Sustentável realiza uma live nesta quarta-feira (27), às 20h15, com o tema “Bioeconomia: uma revolução de inovações”. Como participantes, além da pesquisadora da GoGenetic, Vânia Pankievicz e do presidente do Confaeab, Kléber Santos, o evento traz a presença da pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria. 

Mariangela é a única da América do Sul incluída no recém-lançado ranking dos 100 principais cientistas em Fitotecnia e Agronomia do planeta, publicado pelo Research.com, plataforma que oferece dados sobre contribuições científicas em nível global.

O ranking considera as contribuições científicas – valores de índice h (quantifica a produtividade e o impacto de artigos científicos mais citados), publicações e citações – coletadas em 6 de dezembro de 2021. Foram analisados perfis de 166.880 cientistas do mundo em 21 nas áreas das ciências, disponíveis no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph.

A pesquisadora da Embrapa conduz pesquisas voltadas para o desenvolvimento de inoculantes à base de bactérias que substituem os fertilizantes nitrogenados e possibilitam uma agricultura mais sustentável. Ela é uma das responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias de inoculação e co-inoculação da soja, o que tem promovido grandes saltos de produtividade no campo: a fixação biológica do nitrogênio (FBN) traz uma economia anual de 14 bilhões de dólares ao Brasil, ao dispensar o uso de adubo nitrogenado.

O programa Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Mútua e Canal Rural e vai ao todos os sábados, às 9h (horário de Brasília), com reprises aos domingos, às 7h30.