Tempo

Chuva segue no Sul e temperatura deve despencar na semana que vem

O avanço de uma massa de ar frio derruba as temperaturas em áreas do Sul e pode provocar geadas em algumas localidades

Devido ao avanço da frente fria pelo oceano próximo à região Sul e Sudeste, pancadas de chuvas, trovoadas e ventanias se intensificam nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta (29), e mudam as condições de tempo estável em São Paulo e no Paraná. A precipitação de moderada intensidade ocorre na faixa sul e central de São Paulo, Vale do Paraíba, litoral, e sul e leste do Paraná. As rajadas de vento, que atingem até 60 km/h, deixam o oceano agitado no litoral do Rio Grande do Sul e Paraná, com as ondas atingindo até 3 metros.

Sob influência de uma massa de ar seco, todo o Centro-oeste, norte do Paraná, Rondônia, Minas Gerais, Matopiba e norte de São Paulo tem tempo aberto com predominância de sol e poucas nuvens. Segundo a previsão do tempo, a umidade do ar nesses estados pode atingir níveis críticos, podendo haver focos de queimadas. Devido à atuação da ZCIT, chove em grande parte da costa no Nordeste e no Norte do país.

O fim de semana será marcado pela mudança de tempo no Sudeste, calor e tempo seco no Centro-Oeste e norte do Paraná, além do tempo extremamente instável no Rio Grande do Sul, numa típica característica de bloqueio atmosférico. A chuva na região Sul continua até meados da semana que vem, com risco de tempestades severas. A partir da próxima quarta (4), a temperatura despenca no Sul com o avanço de uma massa de ar frio, com previsão de geadas nas serras catarinense, gaúcha e planalto do Paraná.