Tempo

Ciclone extratropical reforça volume de chuva no Sul

Para esta quarta-feira (4), a previsão do tempo também espera chuva volumosa e até rajadas de vento para algumas áreas do Sudeste

chuva fraca
Atuação de uma frente fria aumenta volume de chuva no Sul e no Sudeste Foto: Pixabay

Previsão do tempo para quarta-feira (4)

Sul

A atuação de um ciclone extratropical e a formação de uma nova frente fria reforçam as instabilidades na região Sul, causando chuva volumosa e de forte intensidade, com riscos de tempestades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com atenção dobrada para as capitais Florianópolis e Porto Alegre. Além disso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina seguem em estado de alerta para rajadas de ventos que podem ultrapassar 90 km/h nesta quarta-feira. No Paraná, as rajadas são moderadas e atingem todo o estado. No litoral gaúcho e catarinense, as ondas podem atingir quatro
metros de altura, no Paraná, atingem dois metros. As temperaturas permanecem mais baixas.

Sudeste

A formação de uma nova frente fria causa chuva intensa e volumosa em São Paulo. Segundo a previsão do tempo, será um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Também chove, mas principalmente a partir da tarde na faixa sul de Minas Gerais e grande parte do Rio de Janeiro. Rajadas de vento de forte intensidade atingem São Paulo e o sul de Minas. Já no norte mineiro e no Espírito Santo não há previsão de chuva.

Centro-Oeste

O ar seco volta a influenciar no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso. Nestas regiões não chove, mas o destaque é a queda acentuada de temperatura. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia. No norte de Goiás e no Distrito Federal não chove.

Nordeste

A previsão da Climatempo diz que o litoral leste da região tem chuvas intensas e com rajadas de vento. Há previsão de grandes volumes. Também chove na costa norte e apenas o interior que segue mais seco.

Norte

Chuva volumosa com trovoadas no Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas. Enquanto isso, Tocantins segue com tempo aberto e seco. As demais áreas seguem com variação de nuvens e pancadas de chuva pontualmente fortes.