Trigo: Governo da Argentina concede subsídios para compra a moinhos

A Secretaria de Comércio Interno da Argentina convocou representantes do setor produtivo de moinhos, padeiros, fabricantes de massas frescas e macarrão com o objetivo de distribuir os subsídios derivados do novo truste do trigo.

O Ministério do Comércio Interno usará os fundos fiduciários para compensar o valor de compra do trigo dos moinhos, estabelecendo um preço de referência de venda para que a farinha chegue às padarias. As partes também discutiram o cadastramento do maior número possível de atores para ampliar e ampliar o produto subsidiado pelo Governo Nacional.

O Fundo Estabilizador é uma iniciativa do governo argentino que busca estabilizar e conter o preço interno da tonelada de trigo comprada pelas usinas argentinas.

O financiamento é realizado através da cobrança do diferencial de 2% da DEX (Direitos de Exportação) de farelo e óleo de soja (passou de 31% para 33%), o que representa aproximadamente entre 370 a 400 milhões de dólares. A medida abrange 11 empresas exportadoras de subprodutos de soja, das quais 8 representam 95% do total exportado.

As informações são da Agência CMA Latam.

Por Agência Safras