A formação de um ciclone extratropical em alto mar, que vai se aproximar da costa da região Sul, dará origem a ventos estimados em até 115 km/h, com chuva forte no leste e litoral do Rio Grande do Sul, afetando portos como o de Rio Grande. “As atividades do porto podem ser paralisadas”, alerta Celso Oliveira, meteorologista da Climatempo.
O tempo fica firme na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, mas a terça-feira (17) continua fria no Centro-Sul, com risco de geada no território paranaense. Aumenta a chance de queda de neve em áreas da Serra Gaúcha tanto na terça quanto na quarta (18). Além disso, há possibilidade de precipitação invernal (chuva congelada ou chuva congelante) no planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.
A chuva pode aparecer em vários momentos do dia no litoral de São Paulo, centro-norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Em alguns pontos, as pancadas podem ter forte intensidade.
A nebulosidade aumenta no sul da Bahia, no Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará, no Amapá, na costa norte e leste do Nordeste. Há previsão de chuva forte ao longo do dia nessas áreas.
Além disso, a previsão indica pancadas isoladas no leste de Mato Grosso, em Goiás, no interior da Bahia, sul do Tocantins e interior do Pernambuco e do Ceará. Entretanto, em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Rondônia e no leste do Acre, o tempo é firme. Não chove no sul e oeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.
Frio nos próximos dias
O destaque para os próximos dias no Brasil é a onda de frio que vai derrubar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste, Sul e parte do Norte. O risco de geada aumenta no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais e em Mato Grosso do Sul.
A umidade ainda segue elevada no Norte e no Nordeste e há previsão de chuva forte no decorrer da semana. Mas o calor nessas regiões ainda continua sendo destaque.