O Canal Rural participou nesta quinta-feira (26) da conferência celebrativa do Dia da África, organizada pelas embaixadas africanas em Brasília. Neste ano, o tema do encontro foi a sustentabilidade alimentar e nutricional.
O evento contou com uma exposição do diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira. Ele destacou que a relação comercial entre Brasil e África já foi mais forte, decaindo na última década.
“A exportações de produtos alimentícios do Brasil para a África saíram de quase US$ 10 milhões de receita cambial para cerca de US$ 7,5 milhões no ano passado.A África está comendo mais, o consumo aumenta, mas as compras no Brasil diminuem. Está acontecendo uma triangulação. Eles estão comprando muito da China, só que a onde que a China vem se abastecer para poder atender à demanda da África? No Brasil”, afirma.
Segundo Ferreira, o país deveria atender diretamente o continente africano. “Isso passa por questões de geopolítica, de diplomacia e principalmente de logística”.
O embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre, um dos organizadores do evento, disse que essa é uma oportunidade de estreitar laços, seja na troca comercial, como nas interações culturais.
“O objetivo é exatamente a aproximação do continente africano com o Brasil e a América Latina. Se conseguirmos fazer um pouquinho disso, estaremos vislumbrando um futuro melhor para as duas partes”, disse.