O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (30) que o país está pronto para facilitar a exportação de grãos dos portos ucranianos, em uma operação conjunta com a Turquia.
Rússia e Ucrânia juntos são responsáveis por 29% das exportações globais de trigo, principalmente via Mar Negro, e por 80% das exportações globais de óleo de girassol.
A Ucrânia também é um grande exportador de milho.
Em um telefonema com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, Putin reiterou que a Rússia pode exportar volumes significativos de fertilizantes e alimentos caso as sanções contra Moscou sejam levantadas.
“Durante a discussão da situação na Ucrânia, foi dada ênfase em garantir uma navegação segura nos mares Negro e Azov e eliminar a ameaça de minas em suas águas”, disse o Kremlin.
“Vladimir Putin observou a prontidão do lado russo para facilitar o trânsito marítimo sem obstáculos das mercadorias em coordenação com os parceiros turcos. Isso também se aplica à exportação de grãos dos portos ucranianos”, complementou.
A invasão russa da Ucrânia agitou o mercado de grãos, com os futuros de trigo de Chicago batendo um recorde em março, em meio a preocupações com a oferta.
Moscou espera uma safra recorde este ano, com as exportações a serem enviadas para fora dos portos abertos do Mar Negro da Rússia, enquanto a Ucrânia permanece bloqueada pela marinha russa.