De acordo com Acir Gurgacz, sua prioridade à frente da comissão serão os projetos relacionados à mecanização do campo com novas tecnologias, além da alocação de recursos para os produtores rurais, o aumento da capacidade de produção aliada ao cultivo sustentável nas propriedades rurais e as campanhas educativas para o pequeno agricultor.
? Se nós levarmos estas tecnologias aos pequenos produtores, eles vão ter a capacidade de dobrar suas produções, sendo que, atualmente, a capacidade é muito reduzida devido ao baixo potencial produtivo da terra. Algumas alternativas, como o surgimento das associações de produtores para fomentar a rotatividade das culturas agrícolas e o apoio financeiro por parte dos governos estaduais e federal, vão aumentar a capacidade produtiva de maneira sustentável ? assinalou o parlamentar.
Para o senador, outro projeto que vai acelerar o crescimento da produção é o que trata da isenção de impostos sobre o maquinário agrícola adquirido por pequenos e médios produtores. O projeto já foi aprovado pela comissão e encontra-se na Representação Brasileira do Mercosul, devendo seguir depois para a Comissão de Assuntos Econômicos.
Acir Gurgacz informou ainda que o bloco de apoio ao governo vai indicar o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para a vice-presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.