Em discussão realizada em Moscou, nesta quarta-feira, os Ministérios da Defesa da Rússia e Turquia, concordaram em prosseguir as negociações sobre uma possível rota segura no Mar Negro para exportar grãos da Ucrânia.
A Ucrânia é um dos principais fornecedores globais de trigo, mas os embarques foram interrompidos pela invasão russa, causando escassez global de alguns alimentos. As Nações Unidas apelaram aos dois lados, bem como à vizinha Turquia, para que concordassem com uma rota marítima.
Segundo informações, enquanto Moscou quer que certas sanções ocidentais sejam canceladas para facilitar as exportações de grãos e fertilizantes, Kiev busca garantias de segurança para que seus portos concordem com o plano liderado pela ONU. A Ucrânia também disse que nenhum acordo pode ser obtido sem sua aprovação.
Na terça-feira, fontes da presidência turca disseram que uma reunião entre Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU seria realizada em Istambul nas próximas semanas. A Turquia ofereceu-se para formar um “mecanismo de observação” para monitorar a implementação do plano da rota marítima em Istambul. Moscou nega sua responsabilidade pela crise alimentar e culpa as sanções ocidentais pela escassez global.
Por Agência Safras